ESPECIALIDADES |

CIRURGIA

Envolvem todos os tipos de procedimento cirúrgico na área odontológica; desde a extração de um dente, extração de terceiros molares(cisso)-semi-incluso ou incluso(parcialmente coberto por osso ou totalmente coberto por osso).

Cirúrgias em Geral

Cirurgia

Em alguns casos, ocorrem lesões na ponta da raiz, fato que requer o procedimento cirúrgico denominado apcetomia (que vem a ser a remoção com corretagem da lesão apresentada). Para realizar estes procedimentos cirúrgicos, o profissional tem que ter grande conhecimento e experiência em cirurgias gerais. Por isto contamos com um especialista na área.

Plástica Gengival

Diversos fatores podem comprometer o sorriso, a autoestima e a qualidade de vida de uma pessoa. A retração gengival e o “sorriso gengival” lideram a lista dos defeitos que mais incomodam os pacientes. Nas retrações gengivais as raízes dos dentes ficam expostas, causando hipersensibilidade, e os dentes parecem mais longos que o normal. O procedimento indicado para corrigir as retrações é o enxerto de tecido conjuntivo. Com o enxerto há um ganho de volume gengival que, além de cobrir as raízes, diminui a sensibilidade dos dentes e melhora a estética do sorriso. Já nos casos de “sorriso gengival”, quando os dentes são pequenos e há excesso de gengiva no sorriso, o método corretivo é a Plástica gengival (gengivoplastia). Antes de qualquer procedimento periodontal cosmético é necessário fazer uma consulta de avaliação e confirmar o estado de saúde da gengiva. Para isto, o especialista fará um exame bucal completo e diagnóstico através de radiografias, modelos e fotografias.

O que é Extração Dental?

Também conhecida como Exodontia, a extração dental é a remoção do elemento dentário (dente). Pode ser realizada através de cirurgia, como:
• Exodontia de dente incluso, semi incluso ou impactado: É aquele dente que não consegue erupcionar (nascer), não atingindo sua posição na arcada dentária dentro do tempo esperado;
• Exodontia de Raiz: Retirada de restos de raízes presas dentro do tecido ósseo ou presas à gengiva;
• Exodontias Simples: Extração de dentes que erupcionaram normalmente, mas que podem estar danificados
(cariados, quebrados, etc). Também é o termo utilizado para a extração dos dentinhos de leite das crianças.

Por que é importante extrair um dente?

Um dente apenas deve ser extraído com orientação profissional. É importante realizar os procedimentos cirúrgicos acima citados para evitar alguns problemas sérios como, por exemplo, a formação de cistos, tumores e infecções. Em estágio acelerado esses problemas podem causar distúrbios sistêmicos muito graves.

Por que dentes são extraídos

Os dentes são extraídos por vários motivos:
• Uma cárie muito profunda no dente;
• Uma infecção que destruiu uma grande porção do dente ou do osso adjacente;
• Não existe espaço suficiente para todos os dentes em sua boca.

Quais são os procedimentos efetuados para se extrair um dente?

Cada extração possui um procedimento específico. Todas são um desafio para o cirurgião-dentista, porque requerem não só a anestesia local profunda, a fim de prevenir dor durante a cirurgia, como também o controle da ansiedade do paciente.

Antes de extrair um dente, o dentist fará uma revisão do seu prontuário dentário e providenciará as radiografias necessárias.

As radiografias revelam o tamanho, formato e posição do dente e osso. Com base nessas informações, o dentista irá avaliar o grau de dificuldade da cirurgia, e decidirá a melhor forma de remoção deste dente. Antes da extração, a área em volta do dente será anestesiada, utilizando um anestésico local para amortecer a área da boca onde a extração ocorrerá, tornando a remoção do dente um procedimento de simples e indolor ao paciente.

Na extração simples, uma vez que a área é anestesiada, o dente é descolado do osso com um tipo de alavanca, e então extraído com um fórceps dentário. O dentista também poderá suavizar e remodelar o osso que sustenta o dente. Terminada esta etapa, ele poderá optar por fechar a área com alguns pontos cirúrgicos.

O que acontece se eu não extrair um dente?

A não extração de um dente pode levar sérios riscos à sua saúde bucal, como:
• Formação de cistos;
• Nascimento de dentes desalinhados, no caso da remoção tardia dos dentes de leite;
• Tumores;
• Infecções;

Para maiores informações ligue 54 3519 3332 ou acesse nosso chat online:

Atendimento OnLIne